Entre os benefícios de um Plano de Desenvolvimento Individual estão o aumento de produtividade e qualificação de equipes. 

Promover o desenvolvimento de cada membro de uma equipe não é uma tarefa facilmente realizada: é preciso planejamento, acompanhamento constante e troca de feedbacks, entre outros passos. 

Direcionar atenção ao crescimento profissional e aquisição de conhecimento dos membros de cada área é importante para os líderes, liderados e para a organização como um todo. 

Segundo pesquisa realizada pela Exame Academy, em 2021, 37% dos participantes compartilharam que o crescimento profissional é prioridade para este ano. Para estes profissionais, o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI pode ser um grande aliado! 

O PDI pode ser elaborado pelo profissional, com o apoio do seu líder. Ter um plano de desenvolvimento é uma forma de direcionar ações e colocar foco nos resultados esperados. 

Assim, cada profissional deve definir seus objetivos profissionais, bem como expectativas de prazos para atingi-los e como se capacitar em busca das habilidades requisitadas. 

É importante que tal plano seja bem estruturado, com um bom alinhamento de áreas que precisam de aprimoramento, um cronograma para as atividades e acompanhamento da realização destas. 

Implementar o PDI com os profissionais da equipe proporcionará diversos benefícios, desde o aumento de produtividade e qualificação de equipes à maior atração e retenção de talentos. Afinal, fazer parte de uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento e carreira de seus talentos é um grande atrativo. 

O PDI é uma importante ferramenta de gestão de pessoas. O alinhamento de expectativas, transparência nas oportunidades de crescimento e feedback constante complementam as boas práticas.